Para que a aprendizagem seja de qualidade, é imprescindível promover uma ação pedagógica que estimule uma atividade mental observando:
- tipo de conteúdos priorizados, de atividades realizadas e seu nível de complexidade;
- os materiais e os recursos de apoio;
- o plano de trabalho;
- formas de mediação e intervenção do educador;
Alguns pressupostos direcionam o processo pedagógico, dentre os quais:
- relações interpessoais sustentadas pela afetividade;
- desenvolvimento e conquista da autonomia intelectual e moral dos educandos;
- a pesquisa como eixo norteador do conhecimento;
- contextualização e postura interdisciplinar;
- respeito às diversas etapas do desenvolvimento humano em todas as suas dimensões;
- integração da cultura e interação com o meio;
- processos internos de desenvolvimento a partir da aprendizagem;
- aprendizagem continuada;
- expressão pessoal dos educandos por meio de projetos;
- conteúdos como meios necessários para o desenvolvimento de competências;
- utilização de recursos tecnológicos;
- valorização da elaboração própria e da construção coletiva.