FUNDAMENTAL I e II

Para que a aprendizagem seja de qualidade, é imprescindível promover uma ação pedagógica que estimule uma atividade mental observando:

  • tipo de conteúdos priorizados, de atividades realizadas e seu nível de complexidade;
  • os materiais e os recursos de apoio;
  • o plano de trabalho;
  • formas de mediação e intervenção do educador;

Alguns pressupostos direcionam o processo pedagógico, dentre os quais:

  • relações interpessoais sustentadas pela afetividade;
  • desenvolvimento e conquista da autonomia intelectual e moral dos educandos;
  • a pesquisa como eixo norteador do conhecimento;
  • contextualização e postura interdisciplinar;
  • respeito às diversas etapas do desenvolvimento humano em todas as suas dimensões;
  • integração da cultura e interação com o meio;
  • processos internos de desenvolvimento a partir da aprendizagem;
  • aprendizagem continuada;
  • expressão pessoal dos educandos por meio de projetos;
  • conteúdos como meios necessários para o desenvolvimento de competências;
  • utilização de recursos tecnológicos;
  • valorização da elaboração própria e da construção coletiva.